Internet 3G

Desde o principio, quando comecei a planejar viver fora da capital do estado o fator que mais me preocupou era a existência, ou não, de uma internet descente. Antes mesmo de passar para Gaspar eu já estava no site da Brasil Telecom em busca de ADSL, como já falei aqui anteriormente, mas ao que descobri poucas ruas do município possuem tal serviço o que me sobra? Internet 3g afinal já existem modens moveis que podem ser ligados a sua USB e oferecem internet ilimitada, sabendo disso fui pesquisar 3 grandes operadoras e olha o que descobri (Tim, BrasilTelecom, Claro):

1) Apesar de todas as operadoras falarem sobre sua área de cobertura e tal, a real área de cobertura é limitada, em Santa Catarina apenas a ilha de Santa Catarina possui áreas 3g e mesmo assim não é toda ilha, o resto do estado tem a tecnologia que eles chamam de 2g ou seja tem cobertura sim, mas a velocidade seria bem menor.

2) Falando em velocidade note que todos os provedores possuem a seguinte frase em seus planos “velocidade máxima tal”, ou seja, você não compra uma velocidade de conexão, você compra um teto máximo e a velocidade oscila abaixo disso podendo chegar a esse pico tudo depende da qualidade do sinal no local e o numero de usuários na região, isso falando de estar em uma área 3G, se você estiver em uma área 2G esse teto cai para algo em torno de 150 kbps. Mas repito trata-se de um teto.

3) As três operadoras jogam a seguinte frase é um modem de fácil instalação basta ligar no seu computador e pronto, qualquer computador? E me respondem sim! E eu pergunto até distribuições linux? ai eles vacilam.

4) Os preços parecem tabelados, ou as operadoras estão praticando o preço minimo possível, ou trata-se de uma máfia.

5) A maior vantagem é a mobilidade tendo área de celular tem área de internet.

—————————-

Resumindo é sim uma opção para Gaspar mas eu teria que pegar o pacote mais lento possível já que lá não iria aproveitar toda a potencia da caixinha, é melhor que internet discada, mas ainda busco solução melhor.

Não olhei a vivo, mas pretendo fazer esse levantamento também, além disso vou fazer algumas perguntas a minha sogra que usa um modem desses e tentar conversar com quem use. Se der vou também testar o sistema e dar minhas impressões sobre o assunto.

Se você use esta tecnologia comente ai =]

4 Responses to Internet 3G

  1. Gustavo disse:

    De fato a “nova” tecnologia que permite acessar a internet através de um minimodem ainda é bem…reclusa, o sinal 3G que permite velocidade até 7MBps (pela Tim, plano corporativo) cobre somente as regiões principais da ilha de Florianópolis e somente na capital em todo o estado, usar um treco destes fora da área significa usar a tecnologia 2G, que melhorou para 2,5G, 2,75G e então para 2,95G que chega no máximo, salvo engano a reles 162kbps, uma agonia que você estaria pagando.
    Eu conheço bem a tecnologia porquê trabalho em uma representante comercial corporativa da Tim, o que me proporcionou realizar 11 cursos seguidos de 1 prova cada em 1 dia e meio 3 meses atrás, cursos que tratavam deste e de outros assuntos relacionados a convergência das tecnologias da telecomunicação.
    Meu conselho no seu caso é pegar somente se não houver outra opção mesmo, até porquê o serviço ainda é carinho pra ter uma coisa lenta dentro de casa e sim, os preços são BEM semelhantes, pra não dizer iguais em quase todos os casos.
    Mas quem é coberto pela 3G e pode pagar uma assinatura pelo serviço de pouco mais de cem pila em média, pode usufruir de um acesso ATÉ 1MBps.

  2. Michel disse:

    Se o Gustavo falout, tá falado.

  3. vinicius disse:

    estou com um modem 3g da claro mas estou em uma area que tem somente a 2g e a internet nao chega nem 100kbs a velocidade maxima que vi foi de 4 kbps e olhe la!!!!

    nao considero isso uma internet e graças a Deus nao moro nessa cidade…^^

  4. Ffrancisco C Santos disse:

    Meu caro amigo, se serve de consolo, estou em Cotia SP
    a 37 Km. do centro de São Paulo. Aqui também nada funciona. O problema 3g é idêntico bem semelhante a Internet discada. Fibra ótica passa a 200 metros mas não está ligada ao bairro, Via rádio também não pega. A velocidade discada é no máximo de 28.6 e os minimodem pouco mais.

Deixe um comentário

