Gaspar, Minha Nova Casa? E o Blog?

Quando soube que passei no concurso publico de Gaspar criei este blog para contar meu dia-a-dia em uma nova cidade, uma nova condição chamada independência… Mas o que eu não contava era que apesar de ter passado (em primeiro com 4 pontos na frente do segundo, ok humildade, humildade…) só serei chamado em 2009, a primeira idéia foi apagar o blog e monta-lo novamente quando a hora chegasse… Meu segundo impulso foi de postar algumas coisas, fazer um testes para ver como funciona esse troço, e foi assim que começou o blog, quando dei por mim estava postando mais de uma vez por dia e tinha 100 pessoas lendo diariamente, foi ai que me decidi que este blog passaria a ter três funções:

– Bobagens (tipo o post abaixo desse)
– Meus pensamentos diversos (comentários de noticias, etc)
– Preparativos!

Sim pensamentos sobre a viajem em si, sobre minha morada, sobre a cidade, os moveis, etc… No ultimo post deste tema falei sobre crédito e nos comentários iniciou um debate entre alguns amigos sobre eu comprar ou não um imóvel, bem acho que não fui muito claro, vamos lá:

Minha intenção é sim morar lá por MUITO tempo, sim eu conheço pouquíssimo de Gaspar (lá se planta arroz) mas conheço MUITO de Blumenau, que é a cidade vizinha, para terem uma idéia quem mora em Blumenau chama Gaspar de “nosso bairro” tem linha de ônibus regular etc… Blumenau é uma cidade linda, que tem muita coisa que gosto (encontros de RPG, Anime, etc…), não sei explicar, mas quero sim começar uma vida lá.

Então sim vou para ficar. Acho que falei, falei, falei para uma constataão simples, mas é a verdade, Gaspar será meu lar, minha nova casa.

6 Responses to Gaspar, Minha Nova Casa? E o Blog?

  1. Cleber disse:

    Meu irmão fez faculdade em Blumenau. Durante 5 anos morou naquela cidade. Fui algumas vezes lá visitá-lo. É uma excelente cidade.
    Já Gaspar não conheço. Quem sabe você não mora em Blumenau? O seu imóvel vai, com certeza, valorizar mais, talvez apareçam outros concursos pra lá que lhe deem mais $$$. hehehehe. Só agitando….
    Sucesso na sua vida em Gaspar!

  2. Emerson disse:

    Vou lhe contar duas experiências que tive em dois momentos distintos da vida que me ensinaram a não optar por comprar um imóvel.
    1) meu primeiro casório, morava de aluguel, pagava R$350,00 em uma casinha até razoável. Então quando casamos pra valer resolvemos comprar um imóvel, olha daqui, olha de lá, achamos um apartamento (que eu odeio) e fizemos o financiamento com a projeção de valorização, economia. 20 anos pela CEF. Prestação de R$450,00 mais R$110,00 de condomínio mais chatices de se morar em um condomínio com mais 12 blocos de inquilinos que se achavam todos donos do lugar por terem uma certa condição financeira. O sonho durou 8 meses, me separei, vendi o ap e amarguei um prejuízo de R$ 8.000,00, sim Oito Mil Reais. Só de comissões foram R$5.000,00.
    2) Quando morava em Portugal (hj estou no Brasil), resolvi comprar um apartamento, pois casa lá é uma fortuna (morava na Ilha da Madeira). Morava em um apartamento com 1 quarto (o chamado T1 por lá), pagava €250,00 (€uros) mais €20,00 de condomínio.
    Depois de muito olhar, comprei um ap, financiei em 35 anos. Pagava €700,00 de prestação mais €30,00 de condomínio. Morei 10 meses nele. Quando fui vender não achava comprador, resultado, entreguei o apartamento ao banco. Fazendo contas rápidas esses 10 meses me custaram € 7300,00, se estivesse no outro teria custado €2700,00. Ou seja, € 4600,00 jogado fora, sem falar em multas e etc.
    Depois de muito ler sobre esse assunto na internet, depois de passar por essas duas experiências, cheguei a conclusão que a casa própria é uma ilusão para quem não tem dinheiro para comprar a vista.
    Vi um cálculo simples em um blog (http://dinheirama.com)que se é assim, passo a citar e adaptar:

    “Imóvel R$ 100 mil. Suponha juros de 1,2% ao mês e financiamento em 20 anos (240 meses). Neste caso, a parcela a ser paga é de R$ 1272,68. Por enquanto você pagou R$ 1272,68 por mês e ao final de 20 anos tem seu imóvel no valor de R$ 100.000,00. É óbvio que, se você optou por este modelo, pode dispor de R$ 1272,68 todo mês.
    Note como a matemática financeira pode ser traiçoeira, e por isso muito interessante e valiosa. Se você optasse por pagar um aluguel de R$ 750,00 e portanto investisse a diferença de R$ 522,68 (valor da parcela – valor do aluguel) em uma aplicação ou mesmo poupança, então vamos imaginar um rendimento de 0,8% ao mês, durante os mesmos 20 anos, quando será que teria?
    Exatos R$ 376.920,87.”
    Dá o que pensar não!?
    Abraço!

  3. Michel disse:

    Conheço Gaspar de passagem. É uma cidade bonitinha e, realmente, fica colada à Blumenau. É onde fica instalada a maior indústria do estado (pelo menos em faturamento) a Bunge Alimentos.
    Não sei se o imóvel valorizaria mais em Blumenau, do que em Gaspar, e imagino que a cidade deva ser bem mais tranqüila e se quiseres agito, como disseste é só pegar o ônibus.
    Quanto ao “debate” nos comentários. Encare mais como o pessoal aconselhando, e o Emerson exemplificou bem, que nem sempre comprar é a melhor opção frente a alugar.
    Ninguém quer decidir por ti, nem está dizendo que a tua decisão é errada. Sei, também, que se conselho fosse bom a gente não dava, vendia (clichezão). Mas, fazer o quê? Esse é o preço de ter uma área para comentários no blog. 😀

  4. Clarice disse:

    Blumenau é legal. Só tem um trânsito horrível (sabe cidade pequena que quer ser grande???) e é MUITO QUENTE!!!! To doida pra mudar pra Gaspar também, mas não aguento mais morar de aluguel. Os argumentos do Emerson até que são válidos, mas morar numa casa que não é tua, onde tu tem que ficar pedindo permissão pra colocar um armário de pia no banheiro ou onde tu não pode pendurar muita coisa na parede porque depois tem que devolver tudo com tava antes é beeeeeem chato…
    Mas, por enquanto, casa própria só nos sonhos…

  5. Marcinha disse:

    Por acaso encontrei este blog,
    estava no google em busca de algumas informações sobre financiamento e tals…

    Mas como moradora de Gaspar a praticamente a minha vida toda me senti na obrigação de escrever uma mensagem.

    Gaspar é uma pequena cidade, tranquila, mas nem tãaaooo tranquila assim, tem horários do dia que vc enfrenta engarrafamentos feito cidade grande rsrsrsrs…
    Gaspar é uma cidade onde o comercio é seleto e a maioria das lojas existem a mto tempo e elas se modernizando criando um novo vizual a cidade.

    Aqui existe um ótimo restaurante, um dos melhores da região e tbém uma ótima cervejaria que embora fique um pouco retirada do centro da cidade possui o maior charme.

    Os cidadão Gasparenses são pessoas de bom coração embora como em todo o mundo exista aquelas pessoas que não valem a pena.
    No começo o pessoal faz um pouco de charme mas quando vc menos esperar sua casa vai estar rodeada de amigos e amigos pra vida toda.

    Não sei pq motivo mas o preço dos imoveis aqui são meio salgados, mas vale a pena pesquisar bastante.

    Quanto ao que te falarão “para terem uma idéia quem mora em Blumenau chama Gaspar de “nosso bairro” isso já é um conceito ultrapassado, embora Blumenau ainda tenha que entender que o Clube Bela Vista que fica na divisa das duas cidades seja mesmo de Gaspar rsrsrsrs…

    Gaspar é uma cidade ligada a Blumenau pela comodidade, mas não depende dela, este conceito vem pelo fato de que Gaspar é uma cidade emancipada, que éra um bairro de Blumenau, mas isso a uns 60 anos atrás rsrsrsrs…

    Bom o q posso dizer, vc vai gostar de Gaspar, é uma cidade aconchegante ela é chgamada de coração do vale, pois envolta dela vc esta a um pulinho da Ilhota cidade destaque pela confecção de lingeries, Brusque, Blumenau, Itajaí, navegante e as praias que ficam a um pulinho daqui.

    Bom espero que eu tenha contribuido para o seu conceito quanto Gaspar.

    Abraço!

  6. […] Se bem que quem precisa de posts quando se tem comentários como estes AKI? […]

Deixe um comentário

