Controle de Gastos

Assim como o Cléber e o Michel, também concordo que quem for morar sozinho deve ter um controle de seus gastos (na verdade todos deveríamos ter esse controle, mas falo disso depois). Este controle pode ser simples ou complexo.

O mais simples seria a soma de seus ganhos menos seus gastos e ver quanto sobra. Ou ainda um controle maior com a aplicação de cada centavo e etc.

Mas vamos por partes, primeiro onde fazer essas anotações:

Caderninho

Método sugerido pelo Michel e minha idéia inicial também, um método super simples que exige um caderno e uma caneta (ou lápis) onde você irá anotar todos os seus gastos ao fim do mês você fecha a conta e vê quanto sobrou.

É importante deixar esse caderno em lugar de fácil acesso e se você for como eu esquecido é importante deixar em um local de fácil visualização também.

Excel

O mesmo método acima, mas usando o famoso programa da Microsoft, a diferença é que a planilha já executa alguns cálculos para você, aconselho a usar apenas se entender um pouco dela, pois perder tudo por conta de um comando errado ou coisa parecida deve ser cruel.

Outro problema é depender de um computador para fazer suas contas, e depender de um mesmo computador, para resolver esse problema um pendrive basta, ou ainda o método abaixo.

Google Docs

Igual a dica anterior, mas online através do site Google Docs você pode criar uma planilha com todas as vantagens do Excel só que online, e com com a vantagem maior de poder abrir esse arquivo em qualquer computador sem necessitar de um programa especifico (além de um navegador), basta que este possua internet.

Método Misto

Quando eu for para Gaspar vou ter um caderno para controle e o Google Docs, pois o caderno ficará no meu apartamento, mas como pretendo fazer visitas a Floripa frequentemente o Google Docs me permitirá ter um controle dos gastos em qualquer lugar, além disso no caderno vou especificar, tipo: gasto com sofá, com armário, com etc… Já na planilha eu apenas somo e coloco os gastos com apartamento (ou moveis) em um único tópico, ou seja os gastos com o nome especifico vão para o caderno, já no GD vão apenas os números.

Sendo mais claro, no caderno vai exatamente onde e/ou porque gastei aquela quantidade X de dinheiro, por exemplo lazer-Filmes gastei tanto, Comida tanto, comprei um microondas e gastei tanto, concertar a TV, etc, se ao final do mês meus gastos estiverem altos vai ser no caderninho que vou achar os locais a se fazer cortes.

Já no GD apenas os valores vão entrar (clique para ampliar a imagem que esta como exemplo do Google Docs para entender), assim sua função é simplesmente um controle de ganhos, um controle direto do valor que reais que me sobra ou falta (se deus quiser sobra) ao final do mês.

———————-

Além disso, se você planeja sair de casa um dia comece a fazer isso desde já, escolha seu método anote lá sua mesada mensal e quanto você gasta, tente baixar este ultimo valor e comece a fazer seu pé de meia, eu estou fazendo o meu a um bom tempo e graças a ele vou poder comprar os moveis iniciais do meu apartamento e sobreviver ao primeiro mês (a entrada no AP vou ganhar de meus pais).

Deixe um comentário

