Comentário do Post Abaixo por Cléber

Bem, morei sozinho durante um ano e atualmente moro com minha namorada…

O fluxograma tá bem interessante, apesar de incompleto, morar sozinho é mais complicado que isso. Pra quem possui uma ajuda financeira e/ou está trabalhando num emprego que lhe dê uma boa remuneração é mais fácil, mas não deixa de ser complicado.

Eu comparo muito com um negócio próprio uma das coisas mais dificeis é o que chamo de “impulso inicial”. Não é escolher uma apartamento ou uma casa, muito menos o sentimento que você terá por deixar a casa dos pais (que pra muitos é dificil tambem), mas sim os gastos iniciais que são muitos.

Em cidades pequenas ou não tão pequenas como meu caso Chapecó, os apartamentos normalmente não são mobiliados e mobiliar um apartamento é muito caro! Você precisa de uma geladeira, cama, entre outras porcarias básica. Daí vale um estudo entre comprar novo (pagando em 1000 vezes) ou a vista se valer MUITO a pena e, ainda, comprar usado que muitas vezes pode lhe causar prejuizo.

De qualquer forma, seja qual a opção que tomar, após adquirir esses bens básicos você gasta apenas com a manutenção do seu lar, o que é bem mais barato. “Manutenção da casa” seria aluguel, luz, comida, limpeza (internet e cabo se possível).

Fica mais fácil a “manutenção da casa” se você era um cara duro como eu, conseguindo sobreviver sem luxos e, ajuda muito, ser paciente. Não é sempre que você conseguirá estruturar toda sua casa no “impulso inicial”, assim, vale a paciencia pra aguentar a residencia sem alguns confortos enquanto junta algum dinheiro pra comprar as outras coisas como um fogão, microonda e maquina de lavar roupas.

Aos poucos (com economia e paciencia) você vai perceber que está progredindo e conseguindo adquirir o que quer. E com essa preocupação toda, você esquece os demais problemas como a saudade e solidão de vários momentos. Que eu aconselho serem sufocadas com atividades divertidas, mas economicas na medida do possível (RPG, video games, filmes, passear, sei lá).

Por fim, é muito importante contabilizar, fazer uma contabilidade doméstica, saber quanto está gastando para verificar no que você poderá economizar, e o quanto sobra pra você se planejar a respeito do próximo investimento.

Bah… tem muito mais coisa…. mas já enchi o saco demais do povo.

Cléber

———————————

Nem encheu! Primeiro seu trabalho corretamente não abre YouTube, e por isso nada aparece para você, bom saber que nosso dinheiro publico está sendo bem investido e controlar vocês, brincadeira.

Parabéns pelo texto sempre que quiser escrever algo sobre o tema o blog está aberto a você e qualquer outra pessoa sem muito o que fazer no horário de trabalho.

Abraço!

Anúncios

3 Responses to Comentário do Post Abaixo por Cléber

  1. Cleber disse:

    Se não enchi quem sabe outro dia eu escrevo a parte II – Criando cara de pau. hahahaha
    FAlow

  2. Michel disse:

    Concordo 100% com esse papo de contabilizar.

    No início do mês divido toda a minha renda em metas, o quanto gastar com alimentação, moradia, luz, telefone, lazer etc. Anoto em um caderno tudo que gasto e vou comparando se estou dentro das metas e quanto ainda tenho pra gastar com lazer, por exemplo, e no final do mês se sobra algum (além do previsto) vai pra poupança ou algum outro investimento, se falta dinheiro a meta de poupança acaba sendo comprometida total ou parcialmente.

    Claro que o caderno pode ser substituído por planilhas no Excel, ou por algum software como o Microsoft Money para os mais profissionais, mas o caderno é de fácil acesso (está sempre ali na primeira gaveta da sala) e tem suprido minhas necessidades nos últimos dois anos.

    Agora ficou curioso para ler essa prometida parte II.

  3. Michel disse:

    Corrigindo: Agora “fiquei” curioso para ler…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: