Computadores Roubam Sua Inteligencia! (Parte I)

Ficou bem sensacionalista, não? (assim como o marketing do post de ontem =X )

Bem ministro aulas a cinco anos, e o que tenho visto é alarmante, cada ano que passa meus alunos tem “enfraquecido” (cabe avisar que doou aulas tanto na rede publica quanto privada). Um dos principais motivos disso, para mim, são os computadores… Sim lembro-me quando ganhei o meu PC… Lembro de como convenci meus pais que seria uma excelente ferramenta para meus estudos… E lembro que mIRC/pornografia/desenhos japoneses em nada me auxiliaram a me tornar a pessoa que sou hoje…

O texto abaixo tem 3 objetivos: Informar os pais, acordar os alunos e, para aqueles que estão nem ai, divertir (pois alguns casos de absurdos cometidos por alunos, graças ao computador, estão contidos aqui, se este for seu caso, te aconselho a ir direto para as fotos).

Se ficou curioso clique abaixo:

Um jovem no computador faz tudo, menos estudar, é impossível ao “pobre” estudo concorrer com MSN, Orkut, Sites diversos, e mesmo que o aluno esteja estudando, se ele deixar o msn ligado, é como dirigir falando no celular, ou tentar ler um livro na montanha russa. Cada vez que falo para meus alunos que ao chegar em casa devem revisar a matéria, estudar um pouco para fixar o conteúdo (em especial a complexa matemática/física/química/português) recebo olhares como se eu fosse um alienígena! Obvio com exceções (maiores no terceiro ano, raros no primeiro, por exemplo). Mas fica claro que tempo para papear na internet eles tem.

Vou usar o exemplo dos trabalhos de aula (perdoem as fotos foram de celular), trabalhos esse que tem (ou tinham a meta) de ampliar o horizonte dos alunos, fazer com que eles consigam mais conhecimento fora da sala de aula, na maioria dos casos isso não é mais verdade, para muitos alunos trabalho é máximo gastar tinta da impressora, veja alguns casos:

(se quiser ampliar basta clicar na foto)

Deciclopédia? Esse caso é simples o cara copiou o trabalho da Wikipédia, mas como eu pedi bibliografia com no minimo duas fontes, ele jogou o tema no google e pegou o primeiro site que surgiu… Conferir para que?

Links da Wikipédia no trabalho, um caso MUITO comum atualmente recorta da wiki cola no word e imprime, sem nem tirar os links pode algo assim? E você pergunta, só? não! o caso é pior…

… pois nem a conclusão foi original! foi novamente um texto retirado da Wiki!

Meu favorito, a menina copiou com caneta preta tudo da wikipédia MENOS aquilo que na wiki estava em azul (links) estes ela não só usou a caneta azul como também sublinhou os links!

Pensar para que? o trabalho foi todo copiado da internet, e a menina quando foi escrever a introdução nem sabia o que dizer!

————

Essas fotos não foram conseguidas em cinco anos de trabalho, essas fotos foram conseguidas ONTEM corrigindo alguns trabalhos. Pena que desta vez o clássico caso da figura com a frase “clique na imagem para ampliar”, não apareceu…

É obvio que os alunos fazem isso porque a maioria dos professores não está adaptada a tecnologia. Fui comentar o caso com alguns colegas e a maioria nem sabia o que era wikipédia… Não é algo do tempo deles eu sei, mas isso faz com que os alunos fiquem mal acostumados, afinal se usei Ctrol+C Ctrol+V e deu certo vou usar novamente!

Breve parte dois.

Anúncios

10 Responses to Computadores Roubam Sua Inteligencia! (Parte I)

  1. willsuguino disse:

    é..
    msn e orkut são mais interessantes que fazer trabalho de escola, ainda mais sobre um assunto que nunca mais você vai ver na vida.

  2. Tati disse:

    bem.. para a felicidade dos profs, ainda existem alunas (como eu xD) que ainda fazem o trabalho a mao e ainda perdem sua extremamente util tarde fazendo o trabalho na biblioteca..

    =*

  3. Jordani disse:

    E viiiva o Ctrl+C Ctrl+V \o/
    Mas concordo com oq tu disse, tbm encomodei meus pais querendo um computador, mas agora oq mais faço eh revirar a vida alheia e olhar animes ^^
    Mãas, como eu sei que tu eh um professor que realmente corrige (e depois fala) dos nossos trabalhos, acho que eh unico trabalho que eu realmente faço xDD

    Beeijo Guaxaaa o/

  4. marcos disse:

    pow eu usei o msmo Sermão pra ganha meu pc “Lembro de como convenci meus pais que seria uma excelente ferramenta para meus estudos” ahuhuaauuhs
    tem outra parte que vc fala a seguinte frase “e mesmo que o aluno esteja estudando, se ele deixar o msn ligado, é como dirigir falando no celular, ou tentar ler um livro na montanha russa”
    concordo plenamente jah tentei faze isso eu nao conseguo XD
    e naum e so usa o ctrl c + ctrlv tem que dar pelo menos uma lida no trbalho pra ve se pego a coisa certa e tira link da desciclopedia e o fim da picada uahhusauhash

  5. Ronny Fernandes disse:

    HAUHAUHAUHAUA

    Quando eu ganhei meu pc foi por merito! Isso eu admito 🙂
    Mas depois era so Anime, Manga e Filme hauhaua

    Mas fala serio e cada uma que os caras fasem, se alguem me falasse isso eu nao ia acredita.So acredito por causa das fotos.

    Bai bai Guaxinim .

  6. Michel disse:

    Ahmmm… Para “roubar a inteligência”, talvez não fosse necessário haver uma inteligência prévia? Sem dúvida o computador auxilia na famosa “preguiça de pensar”.
    Para ver um possível resultado da manutenção do nosso atual estilo de vida, sugiro o novo filme da Pixar: WALL-E (em um cinema perto de você).

  7. thiago campos disse:

    kkkkkkk

    ai ai… so pra ri mesmo…

    mais acho que não é só os prefessores que nao sabem o que é wiki…
    tem alunos que não sabem tbm… só pegam pq é o primero que aparece X.x

    bom eu pelo menos tenho o trabalho de clicar no segundo link…
    hsuahsuahsu ZUERA

    flw guaxa

  8. thiago campos disse:

    alias… nesse momento era pra eu estar estudando pra prova de GEOGRAFIA amanha…. mais to no blog do professor… se eu tira nota baxa a culpa e sua em professor

  9. JRomão disse:

    Há! Me entregaram! Estou usando a wikipédia em peso no tcc! HAahahah

  10. […] Para conhecer o post que deu origem a esses 15 minutos clique AQUI. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: