O Verdadeiro Segredo!

“Sua realidade atual ou sua vida atual é resultado dos pensamentos que você tem”. The Secret

Não li o livro, não vi o filme, nem assisti palestras sobre o assunto, mas tenho amigos que já fizeram alguma das coisas citadas (a palestra ao que entendi foi vista num YouTube), pra não dizer que não li nada do livro pesquisei rapidamente sobre o assunto no Google, pois bem…

Se você não leu o livro e quer realmente ler:

a) Vai perder seu tempo, pois a verdade está aqui, mais abaixo.

b) Se ainda assim for ler o livro pare por aqui, pois vou contar o segredo (mas é provavel que você já o saiba).

Resumidamente o segredo é acreditar em você, acreditar que coisas boas vão acontecer, mentalizar o que desejas e tudo de bom ocorrerá com você, você vai ser mais feliz, mas rico, seu pinto vai aumentar, os seios de sua esposa vão subir, etc… Muito bonito e interessante, mas vamos ver como se sai em uma aplicação prática, minha vida:

Os ultimos 3 concursos que fiz foram: Professor efetivo de geografia em Jaraguá do Sul, Técnico administrativo do INSS, Professor efetivo em gaspar.

Jaraguá do Sul, terra onde estão alguns amigos (um deles o Michel que sempre comenta aqui), cidade tranquila, em crescimento, bonita, etc. Estudei muito para este concurso, tinha certeza que uma das 3 vagas seria minha, fiquei tão certo que iria passar que pesquisei imobiliarias da região e troquei e-mails sobre a cidade com os amigos citados acima.

No dia da prova me hospedei próximo ao shopping, cheguei um dia antes para conhecer a cidade e sabia que era ali que eu ia morar, era bem obvio. Fiquei em 16º, total decepção.

Inss Capinzal, por ser uma cidade minuscula (de pessoas que por morar em uma depressão, a cidade é quase que dentro de um burraco, acreditam morar em um vulcão desativado) sem grades atrativos, ou coisas a fazer, mas como um indice baixo no concurso (300 por vaga, se comparado aos grandes centros bem mais tranquilo) estudei muito troquei as músicas do meu celular por MP3s com a legislação e ficava ouvindo aquilo em todo lugar que eu ia. Estudei mais que Jaraguá até porque tinha mais tempo livre, estudei a ponto de me conformar que ia morar muito longe de meus amigos e familia e imaginar como seria minha vida, uma das 3 vagas era minha! Errei, dinovo.

O concurso de Gaspar foi numa época que eu estava mal, probleminhas em casa, no trabalho (ou na falta de), minha namorada de dois anos e meio tinha me deixado, eu andava desanimado e mal-humorado, bem pessimista. Não estudei para o concurso, o máximo que fiz foi ler sobre a cidade na wikipédia. Era apenas uma vaga mesmo e quando chegou perto da prova eu tinha certeza que era incapaz de passar.

Mas como tinha pago a inscrição, minha familia estava torcendo, dando apoio, etc, fui fazer a prova. Ao voltar conferi o gabarito, erros demais para quem disputava uma vaga, ali tive a certeza de que não ia passar, mas surgiu uma esperança: a de ficar ao menos classificado e esperar ser chamado posteriormente, afinal o concurso teria validade por até 4 anos. Não acreditava em mim, não me via vivendo em gaspar, foi diferente, se antes havia usado involuntariamente os ensinamentos do segredo (sem sucesso), em gaspar usei algo que batizei de “anti-segredo”, pois não só passei em primeiro lugar, como passei com quatro pontos na frente do segundo colocado.

O Anti-Segredo:

O pessimismo é a força que rege o mundo, se você espera demais do mundo se decepciona ou consegue o quer, se você nada espera do mundo você só ganha, ou ganha aquilo que esperou (nada) ou mais que queria (alguma coisa), em fim, só ganha!

Um viva ao pessimismo!

É obvio que não acredito nisto acima, sempre fui bem sonhador de jogar na mega-sena e imaginar como ia gastar o dinheiro, mas este ano cresci um pouco (não muito), ainda não perdi minhas poucas esperanças e sonhos. O que escrevi acima pode ser bobagem, mas que seria um Best Seller, a isso seria!

3 Responses to O Verdadeiro Segredo!

  1. Michel disse:

    Vi o filme, não li o livro e não assistiria qualquer palestra sobre essa baboseira.
    O grande Segredo é “as pessoas acreditam naquilo que querem acreditar, independente das provas em contrário”. Não é isso que move e sustenta as religiões?
    Não seguiria o extremo de pregar o pessimismo como fórmula para o sucesso, mas, com certeza, grandes expectativas acabam por sufocar grandes possibilidades. Quantas vezes já não aconteceu de responderes uma questão certa em uma prova e depois, por ficar pensando muito naquilo, você vai lá e muda a resposta só pra depois descobrir que a primeira opção é que era a correta?
    No brain, no pain???
    Novamente, não chega a tanto. O negócio é fazer a tua parte, e se não der certo? Beleza, a vida continua e tu não colocou todas as tuas fichas nessa rodada.

  2. Tati disse:

    nao gostei do filme portanto nem li o livro.. nao fez muito sentido sei lá..

  3. kaheidel disse:

    “se você nada espera do mundo você só ganha, ou ganha aquilo que esperou (nada) ou mais que queria (alguma coisa), em fim, só ganha!”

    é a filosofia de vida que eu sempre levei e só agora me dei conta! haha

Deixe um comentário

