Topofobia e Topofilia

Topofobia = Medo, preconceito a um determinado lugar ou região.

Topofilia = Gosto, amor incondicional a um determinado lugar ou região.

Pois bem, eu moro na Costeira do Pirajubaé, um bairro formado por uma rua geral e o morro, eu moro no morro, como várias outras pessoas, é um lugar cheio de problemas e defeitos EU SEI, mas não gosto de ouvir pessoas de fora repetindo os problemas que temos, devo admitir então: Eu sou topofilico, afinal mais de 23 anos vivendo aqui, isso é normal.

Meu bairro já é bem comentado pela midia local, seu ultimo destaque foi uma grande apreenção de drogas (algum tipo de recorde catarinense) e um assassinato brutal (provavelmente o cara que entregou o local da droga), algo meio “Jogos Mortais” com direito a cadeado prendendo o lábio inferior com o lábio superior, além de terem incendiado o infeliz ainda com vida, sim são noticias ruins, principalmente para o cara carbonizado.

Explicado isso vamos ao fato:

Hoje no onibus (no segundo, não o que passa na costeira) senta um senhor na minha frente usando toca (devido ao frio) logo depois senta ao lado dele um outro senhor que o comprimenta e diz: “Com essa toca tas parecendo um marginal, vão achar que tu é da costeira!” FDP topofóbico! Tive vontade de cutucar o ombro do infeliz e dizer:

a) Sou da costeira, e sou trabalhador.

b) Te vejo no céu “prayboi”, teu cadeado tá comprado.

Mas acabei xingando mentalmente e escrevendo este texto.

———————————

Será que este sentimento de topofilia vai rolar em relação a Gaspar? Acho que só vou descobrir isso ano que vem, quando já estiver lá.

——–

Acho que deveria criar a categoria ONIBUS de tanta história que me ocorre nele.

Deixe um comentário

