Comédia em Pé

“Todo Professor é um comediante fracassado”

Esta frase que durante minha vida de estudante muito falei e muito ouvi agora se voltou contra mim, “a língua paga” diria a minha avó paterna (se viva), mas o fato é que sou fã daqueles comediantes que sobem no palco com o microfone na mão, mais nada, e começam a contar suas piadas e histórias.

O engraçado é que eu a anos faço isso, ou algo parecido, sem palco, sem microfone.

Tudo começou em uma de minhas primeiras aulas sem saber muito o que fazer a turma se perdia fácil, num desses dias após desistir de explicar a matéria comecei a contar um fato engraçado aos alunos que ainda olhavam pra mim, quando terminei tomei um susto, a sala toda riu bastante e segundos depois estava em silencio e a me olhar fixamente como se esperasse mais. Eu havia feito uma boa descoberta e ganho um belo trunfo.

É claro que usei isso a meu favor, ou melhor em favor das aulas, comecei a contar histórias rápidas no inicio de algumas aulas, em sua maioria possuíam ligação com a matéria, mas algumas admito eram apenas pra rir. O fato é que em várias aulas eu dava o conteúdo normal e caso algo saísse do controle a frase: “Depois eu paro de contar histórias vocês reclamam, me tratem bem e serão bem tratados…”, funcionava (e ainda funciona) perfeitamente.

Resultado o tempo que eu gasto com “histórias” curtas é ínfimo se comparado ao tempo que eu levava para fazer o “controle de sala”, além disso eu passei a ser o professor adorado por 9 entre 10 alunos, ganhando uma comunidade no orkut pra cada escola que passo. Então pense comigo se consigo fazer um grupo heterogêneo de mais ou menos 40 jovens prestar a atenção em mim e ainda aprender o conteúdo, meu deus não sou fracassado, pelo contrario. Se com meu humor consigo tornar os exemplos das aulas atraentes aos alunos, consigo com que me respeitem, consigo vencer a concorrência que são os diversos objetos eletrônicos que eles tem disponível, se eu consigo me sobrepor a tudo que tira a atenção volátil de um jovem hoje, se eu consigo dar aulas em um país como o Brasil, bem eu sou não só um professor vitorioso…

Mas um comediante que não fracassou!

(em tempo a maior piada quem conta todo mês é o governo, na forma de uma carta engraçada chamada Contra-Cheque)

3 Responses to Comédia em Pé

  1. Tati disse:

    não acho que você é um professor fracassado.. acho que você é um contador de BOAS historias e como todo contador de boas historias, consegue chamar a atençao da turma sem ter de jogar um pela janela.. e SIM você é um professor vitorioso. sempre achei isso.. não é qualquer professor que consegue ficar 45 minutos na frente de 30/40 alunos sem que eles começem a zuar de você ou ouvir musica no meio da sua aula.. parabens!

    =*

  2. Michel disse:

    Pode-se dizer, então, que como professor você é uma comédia???

  3. guaxa disse:

    Menos michel! sim eu sei que sou altus professor \o/

Deixe um comentário

