Vizinhos

Após ler um texto sobre elevadores no blog Substantivolátil fiquei a pensar, não nos elevadores em si, acho que Gaspar (ao contrario de SP) está longe de ser a cidade dos elevadores, mas no contato com vizinhos, leia este trecho do excelente texto:

“Saindo de casa, você corre o risco de encontrar um vizinho. Eu me apavoro. Sempre fico imaginando se aquele é o cara que bateu no teto na noite em que eu tive insônia e resolvi faxinar de madrugada, arrastando as coisas pra lá e cá, ou se todo mundo comenta que eu sou a putaquepariu de menina que ouve o som nas alturas.”

O que meus vizinhos vão achar de mim, sou de falar alto e formar grandes grupos de gente estranha que se reúne em torno de uma mesa algumas vezes por mês, tenho certeza que não terei impulsos de empurrar moveis no meio da madrugada, mas temo pelo volume da TV e do som. Nunca morei sozinho e não sei qual será meu comportamento, mas temo a resposta.

Acho que o pior mesmo, o que mais me assusta é o contrário, o que meus vizinhos vão fazer? Será que terei uma vizinha com insonia que faz a faxina as quatro da manhã? Se for com a cara Mirian Bottan, altora do post, eu vou perdoar fácil, quem sabe me oferecer pra ajudar, mas qualquer outra pessoa irá ganhar minha inimizade fácil. Também espero não ter nenhum musico como vizinho (já estou fugindo do meu irmão e sua guitarra). E mais um bilhão de combinações bizarras que possam vir a morar em um prédio.

É obvio que morando em uma casa esses problemas são infinitamente amenizados, mas o que me preocupa é que como estarei direto em floripa uma casa e um apartamento “abandonado” qual você diria ser mais seguro? Ainda mais quando não se conhece ninguem na região, ninguem pra pedir pra “dar uma olhadinha”, então acho que vou ficar mesmo é com o apartamento de porteiro 24 horas, assim ao menos, na pior das hipoteses terei quem culpar!

4 Responses to Vizinhos

  1. Michel disse:

    Realmente, o fator segurança foi o que me fez optar por comprar um apartamento. Meus pais tem casa, e gosto mais de morar em casa do que apartamente, mas meus pais moram no mesmo lugar há mais de 30 anos, assim como a maioria dos vizinhos da quadra, se algum movimento estranho acontece na casa de alguém o pessoal já fica de olho (nem que seja inicialmente apenas com intenção de ter o que falar da vida alheia). Para um novato na área, que vai estar estudando e/ou trabalhando o dia todo e, durante a semana, usanado a casa mais como dormitório e ainda viajando, em muitos finais de semana, o apartamento passa muito mais segurança (se o ladrão não for morador do prédio vai pelo menos jogar um d20 antes de escolher qual apartamento roubar).
    Quanto aos vizinhos… a preocupação é mesmo de o quanto podes te incomodar com eles (nem que seja a incomodação deles reclamando porque resolveste fazer uma maratona Iron Maiden num domingo de madrugada). O que vão pensar de ti? Bem, quando a gente não conhece os outros moradores a tendência é generalizar ridicularizando: a gostosinha do terceiro andar, o casal gay do 204 (dois caras que dividem apartamento), a velha pelancuda do segundo bloco… quem sabe te sobra a vaga de “aquele emo do andar de baixo”.
    Eu tenho um vizinho guitarrista (o viadinho do 301), realmente é um saco.

  2. Tati disse:

    Jura que tais se importando sobre o que os outros estão pensando? não liga muito pra isso.. sei lá.. acho que as pessoas que vão morar em apartamento já tem um pouco de consiência que tem que ter paciência com os vizinhos.. e sei lá.. você gosta de musica alta? tudo bem.. outras pessoas tambem.. provavelmente um vai dizer que você é bagunceiro, outro poderá dizer que você é emo, outro lá pode dizer que és o ser mais estranho (ou normal) do mundo.. você nunca consiguirá agradar a todos (e nem tente).. e quanto a segurança.. acho que podes ficar um pouco tranquilo.. a possibilidade de assaltarem um prédio é minima.. (eu acho).. mudando de assunto.. as vezes acho que nesses meus comentarios bizarros( normalmente sem pé nem cabeça.. ), eu só atrapalho e deixo sua cabeça ainda mais confusa do que antes.. desculpa.. =]

    =*

  3. Michel disse:

    Pô. Se o comentário deixar o Guaxa mais confuso isso só tende a tornar o site ainda mais interessante 🙂

  4. Guaxinim disse:

    Ai que está eu adoro os comentarios, são eles que me motivam a escrever!!!
    e confuso eu já sou de nascença!

Deixe um comentário

