D&D 4º Edição!!!

Meu deus! Joguei ontem minha primeira aventura da quarta edição e foi OW!

O sistema em si, na minha opinião está bem equilibrado, mas alguns jogadores mais xiitas vão chiar, e já estão chiando por sinal.

Primeiro os personagens, uma aventura que era pra ser introdução a quarta edição poderia ter alguma raça/classe nova, mas não, apenas clássicos, o grupo era formado por:

Guerreiro Humano (uma mini bem legal, por sinal a primeira de um humano negro que vejo, o que é ótimo pois até agora negros eram drows e duegares, seres malignos!). Foi o personagem que mais apanhou no grupo, não sei se por ser linha de frente ou azar do jogador, mas passou maus bocados. poderes legais, na verdade manobras de combate bem pensadas e coerentes.

Anão tbm guerreiro (a mini mas bonita em minha opinião) poderes e perícias parecidas com do outro guerreiro eu teria gostado mais se fosse um paladino, mas foi divertido e diferente. O poder dos anões de usar o second Wind como ação menor é realmente útil.

Maga Eladrin (a segunda mais bela mini) muitos poderes legais como misseis magicos, mãos magicas, luz, som fantasma e um ataque eletrico como poderes At will e outros poderes variados, ficou a classe aparentemente mais forte, e por ficar lá atrás quase não sofreu dano, ao menos sobre meu comando.

Clérigo de Pelor Humano (todas as minis são legais, mas essa nem mexi muito pois já possuo) classe que mais perdeu o brilho pra mim, ainda é essencial para sobrevivência do grupo, mas o método que ele faz isso eu não concordo ele força os aliados a usarem o Second Wind e da um bonus, sei lá ainda tenho que ver a classe como um todo, mas a principio não é mais minha classe favorita.

Ladino Meio-Elfo (a mini tinha a espada torta, culpa do mal condicionamento dela, mas nada a reclamar), o segundo que mais apanhou e apesar de ser sem alinhamento (O_O) foi o cara mais good do grupo carregando gente nas costas (ui) e se sacrificando pelo grupo. Seus poderes são bem esrategicos e legais também.

——————————

Tendencias no grupo tinha duas apenas: Good e sem alinhamento (que eu interpretei como o CN da 3/3.5) parece que tem o leal e bom, o evil e o caótico maligno. acho bem interessante isso, pq infelizmente MUITOS jogadores nunca souberam interpretar bem tendencia (já tirei poderes de mais de um paladino por matar gente rendida e desarmada). Obvio que isso muda toda a mecânica do jogo, mas pessoal. É um jogo novo! se tu quer algo parecido com a terceira edição, tente a terceira edição e não migre. ponto.

Existem três tipos de poderes agora os At Will (que podem ser usados round a round), os Por encontro (um por combate) e os diarios (um por dia, obvio).Todas as classes tem poderes assim e a meu ver ficou equilibrado, mesmo que pareça o mago mais forte acho que por ganhar menos HP ao longo dos niveis deva equilibrar, bem vou esperar sair o livro em portugues pra fazer uma analise mais profunda.

One Response to D&D 4º Edição!!!

  1. Michel disse:

    É um sistema limitado, onde você não monta o personagem que desejar e sim aquilo que o sistema te permite. Isso limita, em muito, minha vontade de jogar esse sistema.
    Ou seja, posso até jogar mas nunca seria o sistema que eu adotaria como o principal, ou preferido. Note que eu nem disse que ele é ruim, apenas não me interessou.

Deixe um comentário

